top of page
Assistência Social Itatiaia.jpeg

Itatiaia

A prefeitura de Itatiaia já emite a CIPTEA (carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista) desde o ano passado, e aderiu também a CIPTEA digital e vem buscando equipamentos para ajudar ainda mais na inclusão de pessoas com TEA.

Baixar o aplicativo e cadastrar

Centro Municipal Nalbert William Ribeiro

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Educação Especial Nalbert William Ribeiro, está divulgando o procedimento para ingresso dos estudantes na unidade em 2025. O espaço, localizado no bairro Vila Odete, próximo à Creche Municipal Roberto Cotrim, oferta atendimento multiprofissional a alunos com deficiência matriculados nas redes pública e privada de Itatiaia.

​

De acordo com a pasta, o ingresso será efetivado através da matrícula do interessado, realizada pelo seu responsável legal, tendo como exigência o atendimento de alguns requisitos. Dentre eles, a apresentação do laudo médico, declaração de escolaridade, RG e CPF do estudante, RG e CPF dos pais ou responsáveis, caderneta de vacinação e comprovante de residência.

​

A Secretária de Educação, Márcia Sabadini, as vagas são ofertadas de acordo com a disponibilidade de horário do profissional, estando distribuídas para Psicopedagogia (20 vagas), Psicomotricidade (15 vagas), Artes Manuais (20 vagas), Fonoaudiologia (18 vagas) e Arteterapia para os responsáveis, enquanto aguardam os estudantes em terapia. Atualmente o Centro conta com oito profissionais, um estagiário de ensino médio e uma estagiária de ensino superior.

​

O Centro Municipal de Educação Especial Nalbert William Ribeiro possui dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência e mais dois vestiários (masculino / feminino), seis salas para atendimento individual, duas salas para atividades em grupo e uma área de administração central, com secretaria, arquivo, cozinha e banheiro.

​

A gestão atual colocou em operação o Centro Municipal de Educação Especial Nalbert William Ribeiro em julho deste ano, depois de resolver pendências administrativas e operacionais que impediam o funcionamento da unidade. O espaço beneficia cerca de 200 alunos da rede de ensino, oferecendo oficinas no contraturno escolar dos alunos com deficiência.

​

– Os atendimentos acontecem em grupo e/ou individual, com o auxílio de uma equipe multiprofissional das áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, psicopedagogia, psicomotricidade, artes manuais e terapia ocupacional, bem como arteterapia, voltada ao atendimento das famílias, em ambiente adaptado para que as atividades possam acontecer – frisa Sabadini.

Telefone

(11) 3456-7890

Email

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
bottom of page